APRESENTAÇÃO

Com mais de 30 anos de experiência no mercado audiovisual, a MPC Filmes é uma produtora que tem como diferencial o foco na construção de relações internacionais. Idealizada pelo produtor e diretor Alberto Graça e tendo como sócia Luciana Boal Marinho, a MPC já produziu 8 longas-metragens de ficção, além de mais de 50 documentários para o mercado nacional e europeu em coprodução com canais como France Television, Arte, RTP, BBC, Canal + e NHK, e produtoras como Gaumont Internacional, KRE, Mano a Mano e Filmes do Tejo II.

Entre suas realizações, destacam-se Memórias do Medo (1980) - seleção oficial na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes - e O Dia da Caça (2000), ambos de Alberto Graça; Yvone Kane (2014), longa da realizadora portuguesa Margarida Cardoso, com Irene Ravache, que rendeu a Beatriz Batarda o prêmio de Melhor Atriz no Festival Luso Brasileiro 2014 e o documentário 500 - Os Bebês Roubados Pela Ditadura Argentina (2014), de Alexandre Valenti, vencedor da Medalha de Ouro na 26ª Edição do FIPA - Festival International de Programmes Audiovisuels de Biarritz.

Recentemente, a MPC lançou comercialmente o longa-metragem A Esperança é a Última que Morre (2015), comédia protagonizada por Dani Calabresa e Katiucia Canoro. Prepara o lançamento de Beatriz, terceiro filme de Alberto Graça, com Marjorie Estiano e Sergio Guizé, uma coprodução com a Filmes do Tejo II (Portugal). O filme teve sua estreia na abertura da Première Brasil do Festival do Rio 2015. Desenvolve, ainda, as comédias “Orlando – Flórida”, protagonizada por Marcius Melhem, em parceria com a Universal Pictures e H2O, e “Paparazzi”, em parceria com a Sony.

Na área de documentários, desenvolve os projetos Trabalho Escravo.doc, em parceria com a Globo News; O Maestro, coprodução internacional dirigida por Alexandre Valenti e A História da Fome no Brasil, dirigido por Camilo Tavares, e que conta com o apoio da Ação da Cidadania e do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE).

Na área de difusão, em 2000 a MPC & Associados cria e implanta, o Cinema BR em Movimento – a maior rede não formal de exibição da América Latina, que promove a exibição gratuita de filmes de longa-metragem da recente produção cinematográfica brasileira em 26 estados brasileiros e Distrito Federal.

O Cinema em Movimento já consolidou importantes parcerias que resultaram em projetos como o Metrôcine, com exibições gratuitas de filmes nacionais ao longo da linha do metrô do Rio de Janeiro, o Cine Municípios Telemar, com exibições no interior do Estado do Rio de Janeiro, o Cinedise, com exibições de filmes nacionais para funcionários da Petrobras, o Imagens Brasil Telecom, com exibições de documentários e curtas-metragens em diversos municípios dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o Circuito Novo de Cinema - Riofilme, com exibições de filmes nacionais em praças e lonas do município do Rio de Janeiro, o Cinema nos Bairros Nova Iguaçu, com exibições nas praças de Nova Iguaçu, o Cinema em Movimento Ampla, com exibições em 15 municípios do Rio de Janeiro, o Arte na Rua – Cinema em Movimento, com o patrocínio da Valesul Alumínio e exibições em Santa Cruz e Itaguaí, no Rio de Janeiro, e o Vatapássando – Cinema na Escola, com o patrocínio da El Paso e exibições em escolas municipais do estado da Bahia. Participou também do projeto Escolas da Paz, da Unesco, com a realização de oficinas de vídeo em escolas de comunidades carentes. Nos últimos dois anos vêm realizando o projeto Circuito Universitário de Cinema com patrocínio da Petrobras.


Saiba mais sobre os projetos da MPC e Associados nas áreas de produção e difusão nas seções Cinema+TV e Cinema em Movimento do nosso site.

https://www.mpcfilmes.com.br/